Ao vivo | Acompanhe a programação do Telix Canais de Notícias e se mantenha informado(a) sobre tudo.
A recente eleição para o Parlamento Europeu trouxe uma surpresa: pela primeira vez em 45 anos, a percentagem de mulheres entre os eurodeputados diminuiu. A 10.ª legislatura do Parlamento terá 720 deputados, 15 a mais do que na anterior, mas com uma menor representação feminina. Apenas 38,7% dos membros são mulheres, uma queda de 1% em comparação com o mandato anterior.
Em uma entrevista exclusiva com a Euronews, Doru Frantescu, fundador e CEO do centro de estudos EU.Matrix, analisou os dados e suas implicações.
“É, de fato, a primeira vez desde que se realizaram eleições para o Parlamento Europeu, em 1979, que a proporção de mulheres diminuiu em comparação com o mandato anterior. Não é uma grande diminuição, apenas 1%. Mas ainda assim, é a primeira vez que a tendência de aumento com vista à paridade não se verificou.” afirma.
Essa redução na percentagem de mulheres no Parlamento Europeu destaca a necessidade contínua de esforços para promover a igualdade de gênero na política. Apesar do progresso significativo ao longo das décadas, esta mudança demonstra que a paridade de gênero ainda não é garantida e pode ser afetada por variáveis políticas e sociais.
Para mais informações como essa, siga o perfil do Telix Canais de Notícias e se mantenha bem informado(a)!
Comments